
Submeta seu resumo
A VII Semana Cearense do Aparelho Digestivo valoriza o conhecimento científico e incentiva a divulgação de pesquisas relevantes na área. Esta página é dedicada à submissão de trabalhos científicos que serão apresentados e discutidos durante o evento.

REGRA GERAL
Todo Autor deve se submeter à essas regras, não existindo exceções. Outros procedimentos implicarão na desclassificação do trabalho;
✓ Número máximo de 2 (dois) trabalhos por autor;
✓ As inscrições do autor principal e do apresentador são obrigatórias;
✓ Temas: Serão aceitos trabalhos com as temáticas do Evento: Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE), Distúrbios Funcionais, Doenças pancreáticas e de vias biliares, Doença Celíaca, Doença Hepática Gordurosa, Endoscopia Avançada, Hemorragia Digestiva, Intolerâncias Alimentares, Neoplasias do Trato Digestivo, Obesidade.
✓ O sistema para envio de trabalhos estará disponível a partir de 00h do dia 16 de junho de 2025 (segunda-feira);
✓ Data limite para a SUBMISSÃO DO RESUMO: até as 23h59 do dia 15 de Agosto de 2025 (sexta-feira), impreterivelmente;
✓ O resultado será divulgado no dia (em aguardo) através do site: www.scad2025.com.br e e-mail do autor cadastrado;
✓ Data para ENVIO DE PÔSTER DIGITAL será até às 23h59 do dia 25 de agosto de 2025 (segunda-feira), impreterivelmente.
_____
RESUMO:
✓ Os resumos devem ser apresentados em PORTUGUÊS, com texto de parágrafo único. Lembre-se que o resumo será publicado EXATAMENTE como submetido. Não deixe margem superior ou à esquerda. Resumos curtos não serão centralizados no espaço reservado. Tamanho do resumo: não deve ultrapassar o espaço delimitado, pois será reproduzido na forma original. (Máximo 3.000 caracteres). Por favor, verifique falhas de digitação, separação de sílabas, etc.;
✓ A instituição ou instituições nas quais o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, não devem ser citados no corpo do texto;
✓ Referências bibliográficas não devem ser incluídas no texto;
✓ Abreviaturas, que devem ser mantidas no menor número possível, devem surgir entre parênteses, após a palavra completa;
✓ Os resultados devem ser expostos do modo mais claro possível contendo os valores numéricos e as conclusões baseadas nos dados apresentados. Trabalhos com resultados e conclusões do tipo “os resultados serão apresentados e discutidos…” serão desclassificados.
SUBMISSÃO:
✓ O envio de RESUMOS será realizado exclusivamente através do sistema de submissão online disponível no site: www.scad2025.com.br
✓ Os trabalhos devem ser submetidos pelo autor principal, que deverá preencher o cadastro com as suas referências pessoais;
✓ É obrigatório o preenchimento completo dos dados do autor, coautores e instituição. O número máximo de autores permitido será de 10 pessoas diferentes;
✓ A submissão de trabalhos deve acontecer de forma individualizada através do formulário online. Cada trabalho enviado receberá um número de identificação;
✓ Não serão aceitos Resumos em duplicidade. Estes serão desclassificados;
✓ É possível realizar o processo de cópia de um outro programa (geralmente WORD), inserindo diretamente no espaço destinado ao resumo. Os ajustes serão automáticos. Todo conteúdo que exceder o limite estabelecido não será aceito pelo sistema;
✓ Atenção: Serão automaticamente desclassificados os autores/apresentadores não inscritos e os trabalhos que não abordarem as temáticas do Evento.
SELEÇÃO E ENVIO DE POSTER:
✓ A Comissão Científica selecionará até 20 trabalhos para apresentações no formato Pôster Digital;
✓ Todos os autores de resumos aprovados serão comunicados por e-mail, quando receberão maiores detalhes;
✓ O envio do PÔSTER DIGITAL será realizado exclusivamente através do sistema de submissão online disponível no site: www.scad2025.com.br.
✓ O sistema não aceitará arquivos após o prazo estabelecido. Em nenhuma hipótese serão aceitos arquivos durante o Evento;
✓ Formato: Imagem em formato .jpg nas dimensões de 1080 x 1920 pixels (imagem vertical).
APRESENTAÇÃO:
✓ Todos os POSTERES estarão expostos em TVs durante todo o EVENTO. Cabe ao APRESENTADOR selecionar seu TRABALHO (através de controle remoto) para a devida apresentação;
✓ As Sessões de Apresentação terão momentos específicos no decorrer da Programação Oficial da SCAD 2025;
✓ Apresentação: Duração de até 10 min cada, seguindo a Programação Oficial e o Agendamento de horários a serem divulgados;
✓ O trabalho deverá ser apresentado de forma estruturada: introdução, métodos, resultados e conclusões;
✓ Em nenhuma hipótese o Evento se responsabilizará por custos de produção, transporte e hospedagem relacionado à apresentação do trabalho aprovado.
AVALIAÇÃO, CERTIFICAÇÃO E PREMIAÇÃO:
✓ As APRESENTAÇÕES serão avaliadas por membros da Comissão Científica, seguindo os seguintes critérios:
-
CONTEÚDO DO POSTER
-
Título: O título expressa o conteúdo do trabalho?
-
Introdução: Situa a questão central, o objeto e explicita objetivos?
-
Metodologia: Descreve o referencial e o método? As fontes e bases de dados estão citadas?
-
Resultados/Discussão: Expõe os achados e discute resultados?
-
Conclusões: São concisas e se reportam aos objetivos e às finalidades?
-
Originalidade e relevância:
-
-
APRESENTAÇÃO ORAL
-
Domínio e segurança na apresentação
-
Organização sequencial do conteúdo
-
Clareza e objetividade.
-
✓ Cada tópico acima apresentado receberá pontuação de 0-10 por parte do avaliador. O somatório dos 10 tópicos comporá a pontuação final do trabalho;
✓ NÃO SERÃO DIVULGADAS AS PONTUAÇÕES FINAIS;
✓ Todos os trabalhos apresentados receberão certificados;
✓ Haverá premiação especial e certificação diferenciada para os 03 melhores trabalhos;
✓ O RESULTADO será anunciado na Sessão de Encerramento do Evento e para efeito de premiação são obrigadas as presenças dos autores e apresentadores dos trabalhos.
Dr. Helmut Wagner Poti de Morais
Presidente da VII Semana Cearense do Aparelho Digestivo - SCAD 2025
Contato
Entre em contato caso tenha alguma dúvida